Viva Magenta – Cor definida pela Pantone 2023

A Pantone já escolheu a cor do ano para 2023! A selecionada foi a cor vibrante Viva Magenta.

Decisão de escolha da cor

A escolha prendeu-se em eleger “um tom não convencional para um tempo, igualmente, não convencional”, ou seja, o Pantone 18-1750 – código referente ao Viva Magenta – consegue transmitir uma mensagem de energia e de vibração positiva. Para eleger a mesma, a empresa teve em consideração dois aspetos: todos os percalços e desafios enfrentados pela população mundial perante a pandemia Covid-19 e, a natureza, uma vez que, a origem desta cor combina com a paleta de cores da nossa natureza, ou seja, uma tonalidade eletrizante, onde se evoca a diversidade presente no mundo. 

Cor – Viva Magenta Pantone

Como afirmou Leatrice Eiseman, diretora-executiva do Instituto Pantone, “Escolhemos esta cor porque sentimos que era um tom não convencional para este momento não convencional que vivemos. Escolhemos algo que poderia apresentar-nos uma nova visão. É uma cor que realmente vibra com vivacidade e vigor, que demonstra um novo sinal de força, algo de que todos precisamos para um futuro mais otimista”.

Assim sendo, tendo sido já então divulgada a nova cor Pantone, as marcas já estão a preparar os seus lançamentos com a visão presa nesta cor tendência, aliás, a marca Motorola já anunciou uma edição especial do seu modelo de telemóvel Motorola Edge 30 Fusion neste tom.

A escolha desta cor foi uma novidade?

Desengane-se se pensa que já não tinham sido lançadas pistas para a escolha desta cor, uma vez que, na semana da moda de Londres, existiram grandes indícios de que em 2023 as cores vibrantes iriam fazer, claramente, parte dos catálogos das marcas. Estes indicativos foram motivos de alegria para os consumidores, principalmente do mundo da moda, visto que, durante anos seguiu-se os tons monocromáticos e frios, sendo comparados aos momentos vividos durante a pandemia, mas agora, os consumidores iram conseguir transmitir a sua alegria através da cor selecionada.  

Por fim, e para arrematar este tema, como explicou Michell Lott, consultor de cores da Suvinil, “A cor do ano define bem aquela que é a nossa necessidade. Estamos perante um tom otimista e estimulante que passa a relacionar-se, também, com a nossa ligação junto da natureza: a energia aterradora da nuance terrosa, com a possibilidade de diminuirmos o nosso impacto negativo no planeta”.

Posto isto, já conhecia a cor definida pela Pantone para 2023? O que lhe pareceu este artigo?

Dê-nos o seu feedback!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.