Saiba como criar a persona do seu negócio em 2023

Quase quase em contagem decrescente para 2023!

Com um novo ano, pode surgir um novo negócio ou uma redefinição do seu atual negócio e como tal, hoje trazemos um fator essencial para o seu negócio. Já pensou se, realmente, entende o conceito de persona e sabe como criar, na prática, a mesma para o seu negócio?

Para facilitar, decidimos reunir três dicas essenciais para poder criar a sua persona. Boa leitura!

Ilustação

Criar uma persona para o seu negócio é um fator fundamental para atrair mais leads qualificadas e, principalmente, para conseguir direcionar as vendas de forma mais assertiva. Literalmente, a persona é uma personagem fictícia que as empresas devem criar tendo em consideração as características e informações essenciais do seu cliente. No entanto, não podemos confundir personas com público-alvo, por exemplo:

Definição de público-alvo – mulheres entre 30 e os 45 anos, área do design, localizadas no norte de Portugal.

Definição persona – Joana, 30 anos, formada em Design de Comunicação, Designer numa empresa de comunicação, localiza-se na cidade do Porto, é apaixonada por todo o universo da moda, pratica yoga 2x por semana e gosta de ler romances.

Conseguiu perceber a diferença nas características mencionadas e no foco mais direcionado que é dado para a persona em relação ao público-alvo?

Contudo, a principal questão prende-se em:

Como criar a melhor persona para o seu negócio?

Agora que já sabe o que é uma persona e como este conceito se aplica ao seu negócio, vamos mencionar três dicas práticas para começar a criar a sua persona ideal. Confira!

1. Crie um perfil de cliente real

Independentemente de uma persona ser uma personagem fictícia, o perfil da mesma deve ser baseado em características reais e coerentes com o seu negócio. Por exemplo, não adianta idealizar cenários perfeitos se depois, na prática, os mesmos não se aplicam ao verdadeiro consumidor da sua marca.

Assim sendo, o primeiro passo é entender quem é seu cliente ideal atualmente e, a partir daí, definir algumas características e dados mais relevantes para criar um perfil adequado para a empresa.

2. Mais do que características, deve focar-se em comportamentos

Como segunda dica, descrevemos um passo fundamental: definir os dados comportamentais da sua persona, uma vez que, é justamente estes dados que vão ajudar a definir as suas ações e estratégias de abordagem no futuro. Por exemplo, se é adepta de desportos físicos, se gosta de comprar determinadas marcas, se gosta de ler, entre outros aspetos que possam ser relevantes para a sua empresa.

3. Definir a informação imprescindível

Para o processo de criação da sua persona é imprescindível ter as seguintes informações: idade, gênero, formação, área de atuação, cargo na empresa e localização.

Muito resumidamente, estas são algumas das dicas essenciais sobre a importância de definir bem o perfil da sua persona para o seu negócio.

Conhecia estes passos fulcrais? Precisa de mais dicas? Dicas mais detalhadas para o seu negócio? Entre em contacto com a nossa equipa!

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