Como estabelecer uma ligação de confiança entre marca e cliente?
“os consumidores agora prestam mais atenção aos valores das marcas”
Tendo em conta todo o novo paradigma digital, bem como, a constante evolução dos hábitos de consumo dos consumidores, tem ocorrido um impacto considerável na forma como as marcas decidem relacionar-se com os seus clientes.
Para darmos a entender a importância de todo este novo paradigma digital, sabia que os canais digitais representam 62% das despesas globais em publicidade, totalizando assim, mais de 400 mil milhões de euros por ano? São valores realmente elevados e até impressionantes, mas são valores reais! Aliado ainda a estes dados, o digital tornou-se também na predominante forma de as marcas darem a conhecer o seu produto/serviço e impactarem o seu público-alvo.
Paralelamente ao relatado acima, existe igualmente uma tendência crescente entre os consumidores para procurarem e interagirem com as marcas que detenham e transmitam os mesmos valores e a mesma visão que estes. A fim de comprovar esta afirmação, um estudo revela que “55% dos consumidores indica que, em comparação com o ano passado, presta agora mais atenção aos valores defendidos e representados pelas marcas que consome.” Aqui está a prova de um consumidor cada vez mais informado e seletivo e, como tal, lançamos a questão: será isto um aspeto positivo ou negativo?
Posto isto, face a este cenário, as marcas devem optar por uma estratégia publicitária mais autêntica e personalizada e, é aqui que deixamos três dicas que fazem a diferença:
1. Cuidar tanto dos clientes já existentes, como dos potenciais
Assim sendo, existem diversas técnicas possíveis para incentivar esta ligação com os clientes e, todas elas, passam pela oferta de conteúdo personalizado e único (por exemplo, sob a forma de e-book ou de um desconto exclusivo para uma segmentação da base de dados).
2. Pensar cuidadosamente a presença nos canais digitais
Um dado assente é que a maioria dos utilizadores não está presente somente numa rede social, pelo contrário! E, como tal, as marcas devem escolher, sempre, de forma estratégica os melhores canais para passar a sua mensagem, em função do seu conteúdo e da audiência a atingir.
3. Apostar na personalização
É mais que sabido que cerca de 91% dos utilizadores de e-mail anulam a subscrição de newsletters das marcas. Mas, o pensamento tem que se prender em: porquê que isto acontece?
A resposta, provavelmente, encontra-se ao percebermos que receber e-mails profissionais, receber mensagens de aniversário, receber notificações de abandono de carrinho, entre muitas outras hipóteses, é completamente excessivo e origina a que os destinatários pensem que a marca não lhes está a oferecer conteúdo relevante nem de acordo com os seus interesses. Posto isto, já sabe a solução, certo?
Manter uma estratégia personalizada é a chave para uma marca se diferenciar da concorrência e evitar os ditos clientes saturados.
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