Como estabelecer uma ligação de confiança entre marca e cliente?

“os consumidores agora prestam mais atenção aos valores das marcas”

Tendo em conta todo o novo paradigma digital, bem como, a constante evolução dos hábitos de consumo dos consumidores, tem ocorrido um impacto considerável na forma como as marcas decidem relacionar-se com os seus clientes.

Para darmos a entender a importância de todo este novo paradigma digital, sabia que os canais digitais representam 62% das despesas globais em publicidade, totalizando assim, mais de 400 mil milhões de euros por ano? São valores realmente elevados e até impressionantes, mas são valores reais! Aliado ainda a estes dados, o digital tornou-se também na predominante forma de as marcas darem a conhecer o seu produto/serviço e impactarem o seu público-alvo.

Paralelamente ao relatado acima, existe igualmente uma tendência crescente entre os consumidores para procurarem e interagirem com as marcas que detenham e transmitam os mesmos valores e a mesma visão que estes. A fim de comprovar esta afirmação, um estudo revela que “55% dos consumidores indica que, em comparação com o ano passado, presta agora mais atenção aos valores defendidos e representados pelas marcas que consome.” Aqui está a prova de um consumidor cada vez mais informado e seletivo e, como tal, lançamos a questão: será isto um aspeto positivo ou negativo?

Posto isto, face a este cenário, as marcas devem optar por uma estratégia publicitária mais autêntica e personalizada e, é aqui que deixamos três dicas que fazem a diferença:

1. Cuidar tanto dos clientes já existentes, como dos potenciais  Cada vez mais, o desafio é bem claro: as marcas têm de atrair novos clientes, neste ambiente competitivo e, conseguir retê-los. Para que isto aconteça, há duas dicas: a automação de marketing e o e-mail marketing, até porque para ver a relevância das duas estratégias, “66% dos profissionais de marketing considera-os a melhor forma de voltar a captar potenciais clientes inativos.”  Assim sendo, existem diversas técnicas possíveis para incentivar esta ligação com os clientes e, todas elas, passam pela oferta de conteúdo personalizado e único (por exemplo, sob a forma de e-book ou de um desconto exclusivo para uma segmentação da base de dados).  2. Pensar cuidadosamente a presença nos canais digitais  Caso ainda não tenha reparado, estamos a assistir a uma tendência das marcas para tentar estar em todos os canais em simultâneo e atingir a maior audiência possível. É verdade que as redes sociais são uma ferramenta muito útil, no entanto, apesar de serem um pilar fundamental atualmente, estar presente nas mesmas requer planeamento.  Um dado assente é que a maioria dos utilizadores não está presente somente numa rede social, pelo contrário! E, como tal, as marcas devem escolher, sempre, de forma estratégica os melhores canais para passar a sua mensagem, em função do seu conteúdo e da audiência a atingir.  3. Apostar na personalização  É mais que sabido que cerca de 91% dos utilizadores de e-mail anulam a subscrição de newsletters das marcas. Mas, o pensamento tem que se prender em: porquê que isto acontece?  A resposta, provavelmente, encontra-se ao percebermos que receber e-mails profissionais, receber mensagens de aniversário, receber notificações de abandono de carrinho, entre muitas outras hipóteses, é completamente excessivo e origina a que os destinatários pensem que a marca não lhes está a oferecer conteúdo relevante nem de acordo com os seus interesses. Posto isto, já sabe a solução, certo?   Manter uma estratégia personalizada é a chave para uma marca se diferenciar da concorrência e evitar os ditos clientes saturados.
Posto isto, face a este cenário, as marcas devem optar por uma estratégia publicitária mais autêntica e personalizada e, é aqui que deixamos três dicas que fazem a diferença:
Ilustração

1. Cuidar tanto dos clientes já existentes, como dos potenciais

Cada vez mais, o desafio é bem claro: as marcas têm de atrair novos clientes, neste ambiente competitivo e, conseguir retê-los. Para que isto aconteça, há duas dicas: a automação de marketing e o e-mail marketing, até porque para ver a relevância das duas estratégias, “66% dos profissionais de marketing considera-os a melhor forma de voltar a captar potenciais clientes inativos.”

Assim sendo, existem diversas técnicas possíveis para incentivar esta ligação com os clientes e, todas elas, passam pela oferta de conteúdo personalizado e único (por exemplo, sob a forma de e-book ou de um desconto exclusivo para uma segmentação da base de dados).

2. Pensar cuidadosamente a presença nos canais digitais

Caso ainda não tenha reparado, estamos a assistir a uma tendência das marcas para tentar estar em todos os canais em simultâneo e atingir a maior audiência possível. É verdade que as redes sociais são uma ferramenta muito útil, no entanto, apesar de serem um pilar fundamental atualmente, estar presente nas mesmas requer planeamento.

Um dado assente é que a maioria dos utilizadores não está presente somente numa rede social, pelo contrário! E, como tal, as marcas devem escolher, sempre, de forma estratégica os melhores canais para passar a sua mensagem, em função do seu conteúdo e da audiência a atingir.

3. Apostar na personalização

É mais que sabido que cerca de 91% dos utilizadores de e-mail anulam a subscrição de newsletters das marcas. Mas, o pensamento tem que se prender em: porquê que isto acontece?

A resposta, provavelmente, encontra-se ao percebermos que receber e-mails profissionais, receber mensagens de aniversário, receber notificações de abandono de carrinho, entre muitas outras hipóteses, é completamente excessivo e origina a que os destinatários pensem que a marca não lhes está a oferecer conteúdo relevante nem de acordo com os seus interesses. Posto isto, já sabe a solução, certo?

 Manter uma estratégia personalizada é a chave para uma marca se diferenciar da concorrência e evitar os ditos clientes saturados.

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