Vamos conhecer as 5 tendências de marketing para 2023?
Hoje, apresentamos-lhe as 5 principais tendências de marketing digital para o próximo ano 2023. Acompanhe a seleção de informação que reunimos para si!
Todos nós sabemos que o universo do marketing digital está em constante mudança. Afinal, há sempre novos formatos de conteúdo a adquirir o seu espaço, há sempre novas ferramentas e redes sociais a serem criadas e, o comportamento dos consumidores está em constante mudança.
Por estas razões, acompanhar as tendências que vão surgindo no marketing digital nem sempre é tarefa fácil. Como tal, para o ajudar nesta missão, selecionamos aquelas que, na nossa perspetiva, são as 5 tendências no marketing digital para 2023 que merecem maior destaque.
Vamos começar?
Cada ação desenvolvida no marketing digital não pode, de todo, ser realizada com base no nosso dito ”achômetro”. A tendência é que os dados e a respetiva análise dos mesmos, sejam cada vez mais responsáveis por estar na base e guiar as campanhas de marketing fazendo com que as marcas realizem ações mais assertivas.
1. Marketing baseado em dados (data marketing)
Para 2023, os profissionais de marketing esperam que ocorra um aumento de 75% no número de fontes de dados que usam. Ou seja, a junção de dados, assim como a sua respetiva análise, é uma forte tendência de marketing digital para 2023.
2. Diversidade, acessibilidade e responsabilidade ambiental
Uma grande tendência de marketing para 2023 é o investimento em mais diversidade, na inclusão e na responsabilidade social. Estes são os compromissos que uma marca deve assumir na área do marketing se pretende manter-se competitiva no mercado, destacar-se e conquistar novos clientes.
No entanto, a questão é: Como colocar em prática estes três pilares? A resposta pode-se prender tendo em conta as seguintes questões:
– Legendar os vídeos divulgados pelas marcas, garantindo assim que estes possam ser vistos e entendidos pelo maior número de pessoas possíveis;
– Idealizar campanhas ilustradas por pessoas “reais” e de diferentes etnias, origens, gêneros, orientações sexuais, entre outros. Contudo, é importante não esquecer que mais do que criar campanhas que respeitam a diversidade, também é importante que este respeito faça parte do dia a dia da empresa;
– Posicionar-se e defender causas relacionadas à responsabilidade ambiental. Está na hora de finalmente entender que sustentabilidade é assumir um compromisso de produção sustentável em todos os processos da empresa. O cuidado com este tema deve transparecer para o público e, é neste mesmo cenário que o marketing entra, para reforçar os valores que a marca defende.
3. Experiências híbridas (online e offline)
Existem mesmo algumas mudanças que vieram para ficar! E, dentro destas, as experiências híbridas omnichannel, ou seja, que interligam experiências online e offline merecem o seu destaque neste artigo.
Além disso, estudos revelam que “75% das marcas pretendem investir mais em experiências híbridas nos próximos anos e, farão este investimento motivados pelas possibilidades que estas experiências oferecem em personalização, inovação, ligação com o cliente e inclusão.”
4. Influencer Marketing
Atualmente, esta estratégia tornou-se das mais aplicadas nas ações das empresas, dando até a oportunidade a estes rostos de se tornarem verdadeiros embaixadores da marca. Assim sendo, tornou-se essencial estabelecer parcerias e contactar possíveis embaixadores que apresentem valores iguais à marca.
5. Os vídeos são a grande tendência de marketing para 2023
Por último, recorrer à utilização de vídeos numa estratégia de marketing digital não é, propriamente, um aspeto novo. Porém, ainda assim, este formato de conteúdo tem vindo a ganhar cada vez mais força com o TikTok, com o Instagram e, com o YouTube.
O que torna este formato ainda mais interessante é que os formatos dos vídeos mudam conforme a plataforma escolhida, ou seja, enquanto o YouTube permite e valoriza conteúdos mais longos, mais explicativos e com descrições maiores, o TikTok e o Instagram já são o oposto! Nestas duas redes, o que faz sucesso são os vídeos mais curtos e objetivos.
Posto isto, já sabia destas tendências? De uma delas ou então de todas as que reunimos?
Dê-nos o seu feedback e lembre-se, na Poça Consulting trabalhamos diariamente com diversas marcas nos canais digitais. Venha conhecer melhor os nossos serviços!
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