Marketplace: conhece este modelo de vendas?
Marketplace, diz-lhe alguma coisa? Fizemos um artigo com tudo o que precisa saber sobre este modelo de vendas online. Vamos saber mais?
Assim como o modelo e-Commerce, o Marketplace é uma alternativa que está, cada vez mais, em alta quando o assunto são as vendas online e tudo o que este tema abrange.
A tradução do termo Marketplace envolve duas palavras: mercado e lugar. Resumidamente, Marketplace é uma plataforma que faz ligação entre alguém que tem algo a vender e, alguém que tem interesse em comprar. Tudo isto, numa espécie de shopping virtual.
Uma coisa podemos dar-lhe a certeza, se antes de todas estas transformações digitais o Marketplace já era uma alternativa promissora, atualmente, tornou-se totalmente indispensável e muito atrativa, visto que, para começarmos a vender, não é necessário ter um investimento inicial alto. Dois bons exemplos de Marketplaces conhecidos e extremamente funcionais é a Amazon e o OLX.
Posto isto, já conseguimos despertar o seu interesse para este tema? Pretende saber quais são as vantagens e os diferenciais deste modelo? Continue com a sua leitura e saiba os pontos relevantes que reunimos e as dúvidas mais comuns que decidimos responder.
Mas afinal, como funciona o marketplace?
Respondendo diretamente à questão, o primeiro passo para conseguir “funcionar”, passando a expressão, com este modelo de venda é inscrever-se na plataforma e criar o perfil do seu negócio. Geralmente, este registo passa por diversas anélises, tais como, pela análise do administrador, do seu espaço e, após este processo, é possível adicionar os produtos, inserir as descrições dos mesmos, os valores e os respetivos métodos de pagamento.
Existem diversos perfis para Marketplace, mas uma característica comum a este modelo é que o mesmo funciona como uma espécie de um grande shopping center online, visto que, todos os consumidores podem aceder através do site de um Marketplace e, podem conferir várias lojas simultaneamente, sem sair de casa. O que poderá ser melhor?
No entanto, são inúmeras as pessoas com a opinião de que um Marketplace e um e-Commerce são a mesma coisa. O que não é verdade! Ambos são modelos de negócios virtuais com a finalidade de anunciar e vender online, sim, mas, um Marketplace detém de diversas lojas online, diversos vendedores e, um e-Commerce somente apresenta um vendedor, que é o respetivo dono da página. Ou seja, um Marketplace é uma plataforma muito mais ampla. Inclusive, nestas plataformas é comum os clientes encontrarem os mesmos produtos com preços completamente distintos, caso avaliarem as várias opções de ofertas existentes.
Posso começar a recorrer a um Marketplace, mesmo sem ter website?
Claro!
Uma característica relevante do Marketplace é o seu formato democrático, visto que, os comerciantes podem vender mesmo sem ter um website. Estes, somente tem de realizar o seu registo na plataforma.
Quais são as duas principais vantagens e desvantagens de vender num Marketplace?
Vantagens
1 – Maior visibilidade
Um Marketplace pode, sim, originar maior visibilidade para a sua marca, uma vez que, a mesma passa a ser divulgada num site com um grande número de pesquisas diárias. Aliado a isto, no momento da inscrição, se colocar devidamente os objetivos do seu negócio, se investir em boas estratégias de marketing para atrair os seus potenciais clientes, se tiver cuidado com a descrição dos seus produtos, se investir num atendimento ao cliente rápido, bem como, se recorrer à exibição de fotos e vídeos de qualidade, o seu negócio terá ainda uma maior visibilidade e irá crescer diariamente. Acredite.
Guarde esta dica!
2 – Custo acessível
Desenvolver um e-Commerce do zero requer um grande investimento, tendo em conta que terá de pagar diversos aspetos desde: programação, design, marketing e manutenção. No entanto, se está a ponderar começar a criar o seu negócio online e, não tem de imediato poder económico para iniciar o mesmo como um e-Commerce, o Marketplace apresenta um custo mais acessível.
Destavangens
1 – Forte Concorrência
Se por um lado, um Marketplace é o ambiente perfeito para trazer muita visibilidade para a sua loja, por outro lado, existe uma forte concorrência já que, inúmeras pessoas disputam a atenção do consumidor nesta plataforma.
Assim sendo, não se pode simplesmente aderir a este modelo de negócio para vender. É importante trabalhar o branding da sua marca, oferecer produtos de qualidade e trabalhar devidamente as suas ações para fidelizar os clientes.
2 – Personalização limitada
Aqui, ao contrário de um e-Commerce, o Marketplace conta com layouts mais definidos onde não há tanta liberdade para personalizar a sua página. Um e-Commerce desenvolvido do zero fica mais caro monetariamente, mas apresenta esta vantagem.
Posto isto, qual a sua opinião sobre o tema escolhido para hoje? Já sabia o que era um Marketplace? Já tinhas estas noções que aqui apresentamos?
Dê-nos o seu feedback!
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