Sustentabilidade como estratégia futurista das empresas!

Cada vez mais, as Nações Unidas encorajam as empresas a refletirem a sua abordagem relativamente ao tema da sustentabilidade, à sua devida importância e implementação. Dados apontam que as empresas recorrem à sustentabilidade e a tudo o que esta envolve, como base para os seus modelos de negócio e de estratégias, até porque, as empresas que priorizam este tema, que investem no mesmo, estão melhor posicionadas e, consequentemente, conseguem gerar mais lucros.

Uma das prioridades para qualquer empresa, deveria passar pela criação de um plano de sustentabilidade, definindo desta forma, objetivos para que toda a equipa se sinta envolvida no processo, sendo essencial que os líderes detenham de pensamento futurista, considerando a sustentabilidade como um compromisso, visto que, não é possível a transformação sustentável de uma empresa através do trabalho de apenas uma pessoa.

De forma geral, as empresas reconhecem a devida importância deste tema para os seus negócios, mas a adesão às boas práticas do mesmo ainda é limitada, tendo em conta que, há empresas que possuem as iniciativas, mas não definem uma estratégia que integre as mesmas. A economia de “baixo carbono”, termo muito usado para descrever estas ações, é a aposta do futuro, tanto das empresas quanto dos governos.

Contudo, como em tudo no mundo dos negócios, a competitividade fala mais alto, estando então definido que, a longo prazo, a competitividade dos negócios será influenciada pelas suas decisões sustentáveis, tornando-se cada vez mais decisivo definir investimentos, prever a decisão dos consumidores e traçar a reputação das empresas. A chave para um bom retorno dos investimentos, é entender e estudar como o modelo de negócio irá funcionar para entregar valor económico, social e ambiental aos consumidores.

Posto isto, tinha conhecimento deste tipo de estratégias no mundo empresarial? Aguardamos o feedback!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.