A estatística é ou não importante?

Todos nós já sabemos que a estatística desempenha um papel crucial em todos os campos da atividade humana. Mas, qual é a opinião do CEO da Poça Consulting?
“Definir metas é de uma importância extrema, para que os objetivos se possam tornar mensuráveis. Se por um lado temos de saber exatamente o que queremos, por outro lado, temos sempre de clarear aquilo a que nos propomos a realizar e, é aqui que entram as nossas crenças.
Quando pretendemos iniciar um novo caminho sabendo exatamente para onde queremos ir estamos, desde logo, a desenhar todo um planeamento. A escolher qual o melhor trajeto a seguir para alcançarmos o nosso objetivo. Aqui, entra um dos fatores mais importantes, a tomada de consciência de onde estou. Assim sendo, a fim de exemplificar melhor o que pretendo dizer, vamos observar a imagem abaixo:

Onde estou, o local onde me permito traçar o meu caminho, começa no ponto A e termina no ponto B. Desta forma, torna-se percetível todos os caminhos possíveis a escolher, bem como, aquele que consideremos o mais ajustado, sendo uns mais retilíneos e outros mais contra curvos. O ponto A, o nosso ponto de partida, será sempre a tomada de consciência. Ou seja, avaliar o que já foi feito até aqui, o que ainda é preciso fazer, se o que já foi feito está de acordo com o que tínhamos planeado, se ocorreu algum desvio no percurso e, se sim porquê e como.
Seguindo este fio condutor, a estatística é crucial para isto mesmo, uma vez que, permite avaliar o desempenho de cada profissional, o desempenho dos produtos ou serviços de cada empresa nos seus consumidores e potenciais consumidores, permite avaliar a oferta e a procura, assim como, criar outro tipo de análises.

Assim sendo, a estatística oferece a possibilidade de encontrar as melhores métricas de análise para avaliar qual o caminho correto a seguir. A partir do momento que medimos, diminuímos a nossa margem de erro, diminuímos a possibilidade de cometer erros vezes e vezes sem conta de formas diferentes.
Depois da avaliação o mais detalhada possível, cada empresa está preparada para fazer tudo com intensidade rumo ao seu objetivo, sempre prontos para enfrentar os mais diversos obstáculos pelo caminho. No entanto, dica de CEO, este processo tem de ser realizado e analisado sem sofrermos por antecipação. “
CEO José da Poça
Deixe um comentário